sábado, 26 de novembro de 2011

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Muitas vezes o consumidor é vítima de abusos por parte do fornecedor de produtos ou serviços e deixa de defender seus direitos por desconhecer o alcance da proteção a esses direitos pelo CÓDIGO de DEFESA do CONSUMIDOR.
Abaixo listamos algumas dicas elaboradas pelo MJ sobre como se prevenir das PRÁTICAS ABUSIVAS (Art. 39, CDC) :
1. O fornecedor não pode condicionar a venda de um produto à compra de outro produto, ou seja, para levar um produto, você não pode ser obrigado a comprar outro, por exemplo, para levar o pão, você tem de comprar um litro de leite. Isto se chama VENDA CASADA e é proibido por lei. É crime: Lei nº 8.137/90, art. 5º, II.
2. É proibido ao fornecedor esconder um produto e dizer que o produto está em falta.
3. Se algum fornecedor enviar-lhe um produto que você não pediu, não se preocupe! Receba como se fosse uma amostra grátis.
E se alguém prestar a você um serviço que não foi contratado, não pague. A lei garante que você não é obrigado a pagar (art. 39, parágrafo único, CDC).
4. O fornecedor não pode prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou posição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.
5. O fornecedor não pode exigir do consumidor vantagens exageradas ou desproporcionais em relação ao compromisso que ele esteja assumindo na compra de um produto ou na contratação de um serviço. Antes de comprar, pesquise o preço em outras lojas.
6. Quem vai prestar-lhe um serviço é obrigado a apresentar, antes da realização do trabalho, um orçamento (Art. 40, CDC).
Neste orçamento tem de estar escrito o preço da mão-de-obra, o material a ser usado, a forma de pagamento, a data da entrega e qualquer outro custo.
7. O fornecedor não pode difamar o consumidor só porque ele praticou um ato no exercício de um direito seu.
8. Existem leis que explicam como um produto ou um serviço devem ser feitos. O fornecedor não pode vender produtos ou realizar serviços que não obedeçam a essas leis.
9. O fornecedor é obrigado a marcar um prazo para entregar um produto ou terminar um serviço.
10. Elevar, sem justa causa, os preços de produtos e serviços.
11. O fornecedor poderá aumentar o preço de um produto ou serviço apenas se houver uma razão justificada para o aumento.
12. O fornecedor é obrigado a obedecer ao valor do contrato que foi feito. Não pode aumentar o valor do produto ou serviço se o aumento não estiver previsto no contrato.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MORADORES DAS CASINHAS EM VILA DO CONDE, SOFREM COM AS CHUVAS

Os moradores das Casinhas de Vila do Conde, não aguentam mais, toda vez que chove, as ruas ficam alagadas. Devido ao descaso da Administração Pública do nosso Município que ainda não teve a iniciativa de calçar as Ruas do Complexo das Casinhas. Eles visam agora a construção da Praça, porém esquecem que o mais importante no momento é o calçamento das ruas.
A moradora Ionara tirou as fotos e as enviou para a nossa redação.
Veja ai:





sábado, 15 de outubro de 2011

BAIXE CDs COMPLETOS E DIVIRTA-SE


Aqui você pode baixar CDs Completos!!!
Curta, ouça e baixe!!!
Confira ai:


Baixar CD Bruno e Marrone - Juras de Amor





Baixar CD Gusttavo Lima e Você



Baixar CD Puro Amor - Volume 03




terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como funciona as “Fases da Lua”

As fases da Lua ocorrem porque o plano de rotação da Lua em torno da Terra é inclinado em relação ao plano de rotação da Terra ao redor do Sol, e também pelo fato de a Lua não ter luz própria, ela reflete a luz proveniente do Sol.


A figura mostra a imagem que se tem da Lua quando observada da Terra e à medida em que esta gira em torno da Terra. Dependendo da posição da Lua em relação à Terra, apenas uma parte da Lua é iluminada (quarto crescente e quarto minguante) ou é toda iluminada (cheia) ou não é possível vê-la (nova).

sábado, 8 de outubro de 2011

Comunidade de Conde Protesta e pede "PAZ NO TRÂNSITO"

A comunidade do município do Conde, a 155 quilômetros de Salvador, no Litoral Norte, fez na manhã desta sexta-feira (7), uma Caminhada pela Paz no Trânsito, para protestar contra os acidentes com morte na BA-233, que liga a sede municipal a praia do Sítio do Conde. 

O último acidente ocorreu no domingo passado, dia 2, quando Robson Valério da Conceição, 23 anos, morreu ao colidir com sua moto com uma caminhonete.

De acordo com o empresário Anísio Almeida, a estrada, de apenas seis quilômetros, é extremamente perigosa, sem acostamento e com curvas acentuadas, provocando muitos acidentes que têm vitimado principalmente jovens e turistas. 

A comunidade reivindica sonorizadores, quebra-molas, sinalização, retirada das cercas e da vegetação nas curvas e animais na pista, iluminação e instalação de proteçao nas curvas (guard-rails).


A caminhada teve o apoio da Companhia da Policia Militar, das escolas municipais e do Centro Integrado de Educação do Conde.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cuidado com a Meningite!!!

CASOS EM SALVADOR


De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Salvador (Divep), até este sábado (9) foram registrados 15 casos de meningite C, e cinco pessoas morreram vítimas da doença na capital baiana.


Meningite - o QUE VOCÊ PRECISA SABER...

O QUE É?
Meningite (MGT) é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro por elementos patológicos como: vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Quando ocorrer comprometimento concomitante do tecido cerebral, pode ser denominado de meningoencefalite.
COMO SE ADQUIRE?
A aquisição da infecção está relacionada ao tipo de germe associado. Geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, podendo ser viral ou bacteriano, otites (infecção do ouvido) , amigdalites (infecção na garganta), trauma cranioencefálico (germes colonizadores da cavidade nasal podem adentrar a cavidade craniana e contaminar as meninges). Estados de imunossupressão, como aqueles desencadeados pela infecção pelo HIV, podem tornar o indivíduo mais suscetível a apresentar este tipo de doença, principalmente quando a meningite for desencadeada por fungos ou protozoários.
O QUE SE SENTE?
O quadro clínico da MGT é caracterizado por: cefaléia intensa, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora. Além disso, podemos observar a tradicional “rigidez de nuca”, um sinal de irritação meníngea. Em crianças, o diagnóstico pode ser mais difícil, principalmente nas menores, pois não há queixa de cefaléia e os sinais de irritação meníngea podem estar ausentes. Nelas, os achados mais freqüentes são: febre, irritabilidade, prostração, vômitos, convulsões e até abaulamento de fontanelas.
COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico completo do paciente. A confirmação diagnóstica das meningites é feita pelo exame do líquor, o qual é coletado através de uma punção lombar (retirada de líquido da espinha). Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crânio, não são exames de escolha para o diagnóstico das meningites, mas são indicados quando há alteração focal no exame neurológico, ou se há sinais de hipertensão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e confusão mental), ou crises convulsivas, no início do quadro, sem sinais infecciosos gerais.
COMO SE TRATA?
O tratamento das meningites agudas é considerado uma emergência, principalmente se a suspeita etiológica for bacteriana. Ele deve ser iniciado o mais rápido possível e com antibióticos administrados via endovenosa, pois o paciente corre o risco de vida e de apresentar seqüelas graves nestes casos. Na suspeita de meningite crônica, como aquela provocada pela tuberculose, o tratamento pode ser administrado via oral, sendo que o mesmo se prolonga por semanas.
COMO SE PREVINE?
A prevenção é possível nos casos diagnosticados e com certeza da doença. O uso de máscaras e a profilaxia com antibiótico podem prevenir a meningite das pessoas que estiverem em contato próximo a um paciente que esteja com a infecção.

sábado, 17 de setembro de 2011

CDs Completos

Aqui você pode baixar CDs Completos!!!

Curta, ouça e baixe!!!

Confira ai:

Baixar CD Paula Fernandes - Ao Vivo




Baixar CD Silvanno Salles - Volume 14




Baixar CD Swing do Paquera - Áudio do DVD 2011



Em breve colocarei mais CDs para vocês, (Amigos e Visitantes)!!! Até breve.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO TAMAR - Base Sítio do Conde


Instalada em 1991, a base de Sítio do Conde monitora 81km de praia, entre a foz do rio Inhambupe, ao sul, e a foz do rio Real, ao norte, na divisa entre Sergipe e Bahia, em Mangue Seco. Cobre dois municípios: Conde e Jandaira. A sede fica em Sítio do Conde, uma região eqüidistante entre os limites sul e norte da sua área de abrangência. A base protege aproximadamente 1.500 desovas e 100 mil filhotes por temporada, sendo quase a metade (47,32%) da espécie oliva (Lepidochelys olivacea) e o restante de cabeçuda (Caretta caretta) e de pente (Eretmochelys imbricata).


A região do Sítio do Conde oferece excelentes locais para pescar na praia, no rio ou embarcado. Em Siribinha e em Poças, por exemplo, é possível alugar um barco para pescar em alto mar ou fazer um belo passeio pelo rio Itapicuru, cercado de manguezais. Pela sua beleza, de mar, de rio e vasto coqueiral, Barra do Itariri também atrai muitos visitantes e por isso conta com hotel resort, pousadas, restaurantes e bares, muitos deles à beira do rio Itariri.
Mangue Seco,na divisa entre Bahia e Sergipe, é grande produtora de côco e tem belos rios e praias de areia muita branca e fina. Ficou famosa como cenário do livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado, que virou novela de TV e filme. Suas dunas e coqueirais são freqüentados por turistas brasileiros e estrangeiros, que impulsionaram a economia local com o surgimento de inúmeras pousadas, restaurantes, barcos para passeios no rio e bugres para conhecer as dunas.
Caixa Postal 2219 - CEP 41950-970 - Rio Vermelho - Salvador-BA - Tel (75)3449-1134 - E-mail sitioconde@tamar.org.br
Conde - BA

Bateria que recarrega em 10 Segundos!!!


Cientistas criam bateria de celular que recarrega em 10 segundos



Não, você não leu errado. Uma revolucionária bateria que recarrega-se em apenas 10 segundos, em vez de várias horas, foi criada por cientistas norte americanos do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT).

O segredo está num novo dispositivo que recebe carga 100 vezes mais depressa do que uma bateria convencional, podendo ser utilizado em celulares, computadores portáteis, iPods e câmeras digitais.

A mesma tecnologia também poderá permitir que um carro elétrico tenha mais autonomia de uso, eliminando um dos maiores obstáculos para a natureza: o uso de um combustível mais limpo. Além disso, a equipe envolvida no desenvolvimento afirma que sua invenção utiliza materiais que já estão disponíveis, tornando mais simples a produção em massa da bateria.

Ao que tudo indica, o modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4) será menor e mais leve do que os modelos atuais. Atualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia, mas os processos de carga e descarga demoram várias horas.

Segundo o Daily Mail, com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, cientistas do MIT, uma bateria de carro poderá, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em cinco minutos, contra as seis ou oito horas que demoram atualmente.


Fonte:
http://www.rocweb.com.br/1974461/cientistas-criam-bateria-de-celular-que-recarrega-em-10-segundos/

Medo ou fobia? Saiba reconhecer e tratar esses problemas

Medo de falar em público, de insetos, de altura, de injeção... São diversas as causas desse sentimento que é instintivo a todo ser humano. De acordo com o psicólogo e professor Jair Kappann, da Unesp, o medo está ligado à ansiedade que é a antecipação mental do perigo a ser enfrentado. 

O que ocorre fisiologicamente é que, frente ao perigo, todo o organismo se prepara para enfrentá-lo: o cérebro libera mais substâncias, o coração manda mais sangue, a mente fica em estado de alerta, os músculos ficam enrijecidos e a força física aumenta substancialmente.  Apesar de servir para a sobrevivência da espécie, o medo em excesso paralisa a pessoa e pode se transformar em uma doença na sociedade atual: a fobia. A seguir, saiba como diferenciá-los e quais são os tratamentos. 



Afinal, o que é fobia? 

Segundo a psicóloga Neuza Corassa, membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, o medo funciona como um sinalizador, ajudando a pessoa a se preparar para alguma situação, como, por exemplo, dar uma palestra. Entretanto, o medo além da medida é considerado fobia, que imobiliza as pessoas, fazendo elas se esquivarem do problema. 


"Os medos considerados patológicos, que são excessivos e desproporcionais ao perigo enfrentados, foram nomeados com uma palavra grega, ou latina, acrescida do sufixo fobia", ressalta o psicólogo Jair. Temos, como exemplo, agorafobia (medo de grandes espaços, multidões e do escuro), acrofobia (medo de lugares altos), claustrofobia (medos de lugares fechados) e muitas outras. 
O ataque de pânico, um medo tão intenso que paralisa o indivíduo, ocorre de forma espontânea e involuntária, sempre frente aos mesmos objetos ou situações.
Funciona assim: a pessoa canaliza toda a angústia, a ansiedade e o medo para um objeto ou determinada situação, que não causa o mesmo medo em quem não tem o problema. "Para a Psicanálise, esses medos têm uma origem comum e, na maioria dos casos, as causas estão em situações vividas na infância", explica Jair. 



O medo de altura, por exemplo, está relacionado à insegurança do bebê em dar os primeiros passos, enquanto a fobia de sair à rua, ao medo da criança de perder-se dos pais. Nessas situações extremas, qualquer adulto pode ter atitudes infantis, como fazer xixi nas calças, gritar e chorar. 
De acordo com a psicóloga Neuza Corassa, fundadora do CPEM - Centro de Psicologia Especializado em Medos, em Curitiba, a fobia pode surgir de três maneiras: 1- Por ouvir histórias ruins que fazem a pessoa ficar traumatizada com a situação.  2 - Por associação. Exemplo: A pessoa está ansiosa em um dia horrível, entra em um elevador e o associa ao momento ruim. 3 -Por ter passado pela experiência traumática com o objeto/situação de sua fobia.



Como surge a fobia social?

Todos nós temos certa ansiedade natural frente às outras pessoas e situações sociais desconhecidas, como falar em público, pedir aumento de salário, paquerar, entre outras. Essa sensação pode ser uma característica normal da personalidade da pessoa, considerada mais tímida que as demais. "Em alguns casos, esse medo é exagerado e é descrito como fobia social, uma sensação difusa de angústia e apreensão acompanhada de várias sensações físicas de palpitações, sudorese, tremor, aperto no estômago e a nítida sensação de que vai morrer", adverte o psicólogo Jair. 


O ataque de pânico, um medo tão intenso que paralisa o indivíduo, ocorre de forma espontânea, involuntária e recorrente, sempre frente aos mesmos objetos ou situações que se tornam ameaçadores. Com medo de ter os ataques, o sujeito acaba se trancando em casa e tem dificuldade em ter uma vida normal, por ter medo de entrar em pânico. 
Jair ainda explica que, sem um tratamento adequado, a pessoa vai enfrentar uma série de limitações na sua vida social, mesmo tentando conviver com a situação, que prejudicará a sua qualidade de vida e as relações com os outros. 



Tratamento de fobia 

Os especialistas recomendam tratamento psicológico que pode ser acompanhado do uso de medicamentos receitados por psiquiatras para amenizar os sintomas e evitar as crises. 


De acordo com o psicólogo Jair, existem vários tipos de psicoterapia que podem ser utilizadas nesse caso. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é a mais breve, pode durar só algumas sessões e eliminar totalmente os sintomas. Já as psicoterapias mais profundas e de longa duração vão buscar as causas desses temores e, além de eliminar os sintomas, irão proporcionar um crescimento pessoal mais amplo e duradouro para o paciente, evitando o aparecimento de outros transtornos psicológicos ligados à mesma causa.
Se a pessoa já tem um medo acentuado, a família deve prestar atenção e ajudar a pessoa a enfrentar o problema com auxílio de um profissional. Segundo a psicóloga Neuza, a maior dificuldade para tratar a fobia é a pressa do paciente em melhorar. 



No tratamento que Neuza utiliza em sua clínica, ela recomenda o exercício físico três semanas antes de se "expor" ao medo, para o relaxamento muscular e para produzir as endorfinas que neutralizam a noradrenalina em excesso que surge nas situações de fobia. Em seguida, ela ressalta a importância da respiração do diafragma porque, sem oxigenação no cérebro, a pessoa fica mais ansiosa. 


De acordo com essa técnica, entre a quinta e a oitava sessão no consultório, os resultados começam a aparecer. "A exposição é feita aos poucos. No caso de fobia de elevador, por exemplo, a pessoa é levada até ele para observá-lo. Em um segundo momento, ela vai usá-lo até o primeiro andar e volta de escada, depois, usa até o segundo e volta de escada e por aí vai. No entanto, nada é forçado e nunca a pessoa é exposta a uma situação muito complicada", explica Neuza. 
Medo comum: deve ser tratado? 
Se os medos que você sente estão te causando desconforto, problemas na vida pessoal ou profissional, é preciso buscar ajuda especializada. "Nas mulheres, é comum amenizar esses sentimentos com o uso de medicamentos, já o homem costuma procurar alívio em bebidas alcoólicas ou drogas, que podem apenas mascarar o problema, tornando-o ainda mais crônico com o passar do tempo", diz o professor da Unesp, Jair Kappann. Também é preciso lembrar que toda pessoa, mesmo que não tenha um problema grave, pode ter benefícios em uma psicoterapia ou análise. "Além de melhorar a saúde - já que 80% das doenças estão ligadas a causas emocionais - ela mudará o seu modo de pensar e as suas atitudes e proporcionará um desenvolvimento psicológico maior, favorecendo o crescimento pessoal e aumentando as chances de ter uma vida mais feliz", conclui o especialista. 

sábado, 27 de agosto de 2011

Ruas Alagadas nas Casinhas!!!

Depois de uma forte chuva, várias ruas ficaram alagadas no Complexo das Casinhas, em Vila Nova (Condominio Paulo Almeida de Oliveira).
O moradores estão indignados, pois as ruas ainda não estão calçadas e a Prefeitura não toma providência no caso.





segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MICHEL TELÓ NA PRAIA DE SÍTIO DO CONDE

Michel Teló desfrutou um pouco de nossa bela praia em Sítio do Conde.
Antes de fazer o seu show deu um pulinho na Barraca do Pú, e agradeceu a presença dos fãs, tirando algumas fotos com eles.

Veja ai:








quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LIXOS NAS PRAIAS DE SÍTIO DO CONDE

É inadmissível vê esse tanto de lixo jogado em nossas praias. E pior ainda é saber que quem joga são os próprios barraqueiros, donos de seus quiosques.

Vejam algumas fotos:





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Informações Úteis de Conde

Características

Clima: Úmido e Subúmido

Temperatura: 
Média - 25º C
Máxima - 30º C
Mínima - 25º C

Atividades Econômicas:
A economia se concentra na exploração do coco, mandioca, feijão, milho, banana, jaca e na criação de pequenos rebanhos suínos, bovinos e ovinos.
Destaca-se também a pesca artesanal do camarão, peixe e mariscos, efetuadas nas localidades de Barra do Itariri, Poças, Siribinha e Sítio do Conde, sendo comercializadas na feira livre todos os sábados.

Transportes:
O terminal rodoviário do município conta com os serviços das Empresas de Aviação: 
Linha Verde
Marte
Paraíso
Que oferecem linhas regulares de ônibus diariamente.

Telefones e Endereços Úteis

Prefeitura Municipal
Praça Altamirando Requião, nº. 27 - Tel.: (75) 3429 - 1221

Serviço de Informações Turísticas
Praça Arsênio Mendes, s/n - Sítio do Conde

Correios
Rua Dois de Julho, s/n - Conde

Estação Rodoviária
Rua Juraci Magalhães, s/n - Conde

Agências Bancárias
Banco do Brasil - Praça Severino Vieira
Caixa Econômica Federal - Mercado Municipal - Praça Severino Vieira
Serviços Bradesco - Mercado Municipal - Praça Severino Vieira

Fonte: Portal do Conde - www.portaldoconde.com.br

Consciência é bom e eu gosto!!!

Vemos em praias da nossa cidade, depois de um belo fim de semana, muitos lixos jogados. O que faz com que nossas praias se tornem sujas e feias.
Peço aos visitantes e nativos que não joguem LIXO NAS PRAIAS.


Vamos preservar o nosso ecossistema e meio ambiente.
O PROJETO TAMAR - Base Sítio do Conde, apoia essa iniciativa da população nativa e dos visitantes.


Foto: Blog Salvando o Planeta

Prefeitos do Município de Conde

Olá amigos leitores do Portal Conde - Bahia!

Disponibilizamos esta lista com todos os prefeitos que já administraram a cidade de Conde, para você que está fazendo pesquisas, trabalhos escolares ou só por curiosidade. Aproveitem e não esqueçam de compartilhar o nosso site.

Prefeitos do nosso município:

1º. Hermógenes Gomes do Nascimento
2º. Doutor Péricles Rodrigues Ferreira
3º. João Bezerra
4º. Pedro Francisco de Castro
5º. José Vieira Lins
6º. Luiz Vieira de Castro
7º. Geraldo Mendes de Lima
8º. Celso Mendes de Lima
9º. Celso Mendes Lins
10º. Eduardo Cavalcante Lins
11º. Geraldo Mendes Lins
12º. Walter de Carvalho Batista
13º. João Pinto de Castro
14º. Manuel de Araújo Moreira
15º. José Vieira Leite de Castro
16º. Doutor Eliezer Mendes de Vasconcelos
17º. Hélio Francisco dos Santos
18º. Carlos Henrique Moreira da Silva
19º. Paulo Almeida de Oliveira
20º. Antônio Eliud Souza de Castro
21º. Marly Leal de Oliveira (atual)

    sábado, 30 de julho de 2011

    Artesanatos & Cia

    Visitantes e amigos, que tal passar por nossa cidade e levar uma lembrança???
    Pois é, então dê um pulo na ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE CONDE.
    Localizada no Mercado Municipal, em frente a PF Informática.
    Aqui você encontra lindos artesanatos feitos com variadas matérias-primas da nossa região.
    Contato: (75) 3429-1205



    O que o nosso município tem de melhor...

    Belas paisagens do nosso município!!!



    Barra do Itariri

    Siribinha

    Corredeiras do Vermelho

    Poças
    Pescador (Barra do Itariri)