sábado, 30 de julho de 2011

Artesanatos & Cia

Visitantes e amigos, que tal passar por nossa cidade e levar uma lembrança???
Pois é, então dê um pulo na ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE CONDE.
Localizada no Mercado Municipal, em frente a PF Informática.
Aqui você encontra lindos artesanatos feitos com variadas matérias-primas da nossa região.
Contato: (75) 3429-1205



O que o nosso município tem de melhor...

Belas paisagens do nosso município!!!



Barra do Itariri

Siribinha

Corredeiras do Vermelho

Poças
Pescador (Barra do Itariri)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lixo nas Ruas do Sítio do Conde

Esta manhã fotografei a quantidade de lixo que se encontra na Rua do Cajueiro (Sítio do Conde).
Logo na subida da praia, fazendo com que a bela paisagem se torne uma tristeza de se ver.
Olha ai as fotos:



Em nome dos moradores, peço que por gentileza o poder público tome providências dos fatos acima citados.
A população agradece.

Vamos Combater a Dengue em Nosso Município!!!

O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.











Medidas a serem tomadas:



- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 

História da Cidade


Os selvagens índios da tribo Tupinambás foram os primeiros habitantes de Conde em terras que os jesuítas haviam adquirido através da concessão de Garcia D’ávila, em 1650. Colonos portugueses e outros, atraídos pela fertilidade das terras, fizeram residência no local onde se criava o então povoado de Itapicuru de Baixo. Em 1702, foi elevado à categoria de Freguesia com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia. Em 17 de dezembro de 1806, através de requerimento assinado pelo povo, foi elevada a Vila pelo ouvidor Navarro, com a denominação de Conde, em cumprimento à ordem do “Conde dos Arcos” de cujo título surgiu a denominação. Assim, o município da Vila do Conde teve os seus órgãos competentes criados e passou por diversas fases de desenvolvimento alcançando a República e aderindo a ela. Até 1912, a sede da Vila e município permaneceu no mesmo local de sua criação. Porém, uma enorme enchente do rio Itapicuru que corta até hoje a cidade, destruiu e devastou a sua economia. Em 10 de junho do mesmo ano, a sede do município, por força da Lei Estadual Nº 889 foi transferida para o Arraial de Esplanada. Passaram-se alguns anos e o povo do Conde tomou consciência do absurdo dessa submissão, visto que a frente econômica maior era do Conde e Esplanada usufruiu de todos os direitos. Depois de muita luta e até mesmo levante que resultou na morte do condense Minervino do Carmo, o município de Conde foi considerado como território desmembrado e livre de Esplanada. Quando o Conde era subordinado a Esplanada o seu primeiro Intendente foi o Coronel Joaquim Macêdo (Quimquim) ceceado em Esplanada. O Dr. Alcides Brito queria se reeleger mais não admitia a independência de Conde. O movimento emancipacionista cresceu através de figuras como o Sr. Lamberto Pinto que se incumbira de preparar o documento oficial. Outro líder importante foi o alfaiate Minervino do Carmo que junto a Rodolfo Lins, da histórica fazenda São Bento, Antônio Castro, Alímpio Costa, Euclides Valença, entre outros, conseguiram tornar o Conde livre. Na ocasião o governador da Bahia, Juraci Magalhães, por intermédio do jornalista e deputado Dr. Altamirando Requião, nomeou Hermógenes Gomes Nascimento como primeiro prefeito de Conde. Daí então o fato do Sr. Alcides Brito, contragosto, ter sido obrigado a confirmar a emancipação e com a morte de Minervino do Carmo, o Conde foi desmembrado de Esplanada em 10 de agosto de 1935. O município está localizado no Litoral Norte da Bahia e é banhado em toda a sua extensão pelo Oceano Atlântico. O Conde limita-se ao Norte com Jandaíra e Rio Real; ao Sul, com o Rio Inhambupe; ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste com Esplanada. A cidade tem uma distância de Salvador, em linha reta, de 151Km e pela BR-101 de 203Km. A população atual é de aproximadamente de 23.576 habitantes e sua base econômica principal é o turismo, a cultura do coco da Bahia e a pecuária.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Informações Turísticas de Conde

Aniversário da Cidade: 10 de Agosto 
Gentílico: Condense
População: 23.594 habitantes


CARACTERÍSTICAS:


Clima: Úmido a subúmido e úmido 
Temperatura Média: 30º C 


COMO CHEGAR:


Localização: Nordeste Baiano 
Limites: Esplanada, Jandaíra e Rio Real  
Acesso Rodoviário:
Sair de Salvador, pela Avenida Luis Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, e seguir pela Estrada do Coco, em seguida, pela Linha Verde até a entrada do Conde. Daí são mais 5 km, até o Sítio. 


Distâncias:
Da Capital: 161 km   

TURISMO DE CONDE


Resumo:
Conde concentra diversas atrações que fazem a alegria de nativos e visitantes. Dentre elas estão as diversas praias, rios, cachoeiras, dunas e construções históricas. Depois de ter acesso a esta lista, o turista já não sabe mais qual atrativo do município irá visitar primeiro.
Escorregar nas areias finas do Cavalo Russo, uma duna com aproximadamente 30 metros de altura, é uma brincadeira que encanta pessoas de todas as idades. Utilizando um prancha, o praticante deve subir até topo da duna, respirar um pouco de ar puro e descer a toda velocidade até encontrar, no final do areal, as águas frias e calmas do rio Piranji.
Dentre as praias, há um destaque maior para a dos Artistas (também conhecida como Corre Nu) por ficar mais próxima do famoso Sitio do Conde, além de esbanjar um mar de ondas fracas e águas cristalinas, envolto pela natureza. Lá, o turista encontrará barracas e quiosques, que vendem água de coco, cerveja gelada e deliciosos tira-gostos de frutos do mar.
O Sítio do Conde é um dos pontos mais procurados por concentrar a maioria das pousadas locais e uma grande infra-estrutura turística. Ele fica a 6km da sede do Conde e a 9km da Linha Verde, com acesso totalmente asfaltado.
Por se tratar de uma antiga vila de pescadores, o ambiente deste lugarejo mistura uma rusticidade e sofisticação que encanta o visitante.

Principais Pontos Turísticos:


Cavalo Ruço e Rio das Ostras

As águas doces e frias do Rio Peranji aportam em meio a um vasto areal branco. Conhecido como “Cavalo Ruço”, é o melhor pedaço em que o rio se oferece para banhos. A diversão está garantida nas escorregadeiras do alto das dunas de areia fina com destino certo: um mergulho refrescante nas águas calmas do Peranji. 
Fica na margem esquerda da Barra de Siribinha e a melhor maneira de chegar lá é seguir de barco a partir das Poças. 
O Rio das Ostras abre um feixe de águas mansas sobre um extenso manguezal em uma região rica em moluscos e crustáceos. Lá já foram encontrados, inclusive, samboquis que compõem um sitio arqueológico. 
Aproveite para alugar uma bicicleta e curtir a bela paisagem pela ciclovia. O calçadão é outra boa opção.

Cachoeirinha

Na Fazenda Rio do Meio, o verde pasto dos búfalos divide a paisagem com as três belas quedas d’água formadas pelo Rio Itapicuru. Na primeira, logo na sede da fazenda, o visitante pode se divertir com pedalinhos e caiaques, dentre outros equipamentos de lazer. Trilhas a pé ou a cavalo, em meio à natureza, dão acesso às outras duas.


Barra do Rio Itariri

As belezas do local serviram de cenário para o grande sucesso do cinema, “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, baseado no romance de Jorge Amado. O longo trecho onde o mar se junta ao rio é o predileto entre os visitantes. As águas mornas e tranqüilas promovem banhos agradáveis para toda á família, além de apresentarem boas condições para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé até o lado oposto do canal, onde ficam belas dunas e coqueiros. Com barracas, restaurante e camping, Itariri apresenta uma boa estrutura receptiva.

Praia das Poças

As muitas rochas próximas ás areias dificultam banhos com muita mobilidade. Em compensação, fazem com que a água fique retida, formando “banheiras” de águas bem quentes. No local, há um porto natural que ancora os barcos dos pescadores nativos, bastante solicitados para passeios na região. A praia possui areias estreitas e semidesertas, sem infra-estrutura turística.

Praia de Siribinha

Um pedacinho do paraíso cercado de areias alvas e banhado por águas mornas e tranqüilas. Esta é uma definição bem apropriada para Siribinha, local de beleza privilegiada, que durante a vazante das marés apresenta lindas dunas. Para percorrer suas curvas, “Bugres” podem ser alugados em toda a extensão da praia, oferecendo em roteiro opcional, uma aventura extasiante até a famosa Praia de Mangue Seco. Em suas extensas areias, Siribinha, apresenta os vestígios de um navio encalhado há alguns anos. Mesmo sendo deserta na maioria de seus trechos, a praia margeia um pequeno povoado, que oferece uma razoável infra-estrutura ao visitante.

Praia dos Artistas (Sítio do Conde)

Seu mar calmo e morno permite o banho em qualquer período das marés. As areias, marcadas por pequenas dunas e coqueiros, margeiam condomínios e sítios particulares. A infra-estrutura receptiva desta praia fica restrita ao trecho de acesso permitido á carros, com quiosques especializados no preparo de petiscos do mar. Fica localizada á 3 km da Vila do Sítio do Conde.  

Dados Gerais de Conde

Seu litoral possui mais de 40 km de praias com dunas, coqueirais, lagoas e manguezais.
A praia com maior estrutura e mais freqüentada do município é Sítio do Conde, uma antiga vila de pescadores, que montou uma boa infraestrutura turística.
A praia de Sitio do conde recebe a maioria dos veranistas de Conde e de outras cidades do Brasil.
A Praia da Barra do Itariri, localizada na foz do rio Itariri, no litoral sul do município oferece opções de banho de mar e de rio, pesca e esportes náuticos. Há bares, barracas de praia, restaurantes e pousadas.
No litoral norte encontra-se as praias de Poças e Siribinha.
A praia de poças, um vilarejo de pescadores nativos, possui pousada e restaurantes.
A praia de Siribinha, na foz do rio Itapicurú, é uma vila de pescadores que serviu de cenário para gravação de cenas da novela Tieta do Agreste.
A cidade de Conde Localiza-se a 6 km da rodovia BA 099, Linha Verde, e a 170 km da Capital, Salvador.

Hospede-se em Sítio do Conde

Se você procura tranquilidade, paz, e sossêgo, venha conhecer a BEM VIVER POUSADA.
Apto com Ar Condicionado, TV Colorida, Ventilador de Teto, Ducha Quente, Café Completo. 
A 50 metros da praia!!!

A BEM VIVER POUSADA, está localizada na Av. Beira Mar, n° 25, Sítio do Conde. CONDE - BAHIA - BRASIL.
Faça agora a sua reserva!!! Ligue: (75) 3449-1086

PF Informática - Serviços de Informática

Se você procura serviços de qualidade, vá na PF Informática, localizada no Centro Comercial de Conde.
Praça Severino Vieira, Box nº. 46, ao lado do CHAVEIRO CONDE.

Temos serviços de Xerox, Plastificação, Encadernação, Digitação, Impressão, Acesso à Internet, Gravação de CDs e DVDs, Recarga de Cartuchos HP e Toners, e muito mais!!! 

Parabéns Conde!!!

PARABÉNS CONDE PELO SEUS 76 ANOS!!!